Dá-se o nome de Escala a uma sequência de notas tocadas uma após a outra, de modo que formem uma oitava. Existem vários tipos de escalas, cada uma com uma sonoridade característica.
Aqui vamos dar uma olhada às escalas diatónicas.
As mais conhecidas são as escalas maior e menor, a estrutura intervalar dessas escalas contém toda a informação sonora que vai embasar o estudo dos campos harmônicos maior e menor.
1. Escala Maior Natural
Dentro de uma oitava independente da tonalidade, a escala maior terá sempre essa combinação (ou fórmula).
T >Tom< 2ª >Tom< 3ª >S.T< 4ª >Tom< 5ª >Tom< 6ª >Tom< 7ª >S.T< 8vª
Repare que os semitons (S. T) encontram-se do 3º para o 4º e, do 7º para o 8º graus, gerando os seguintes intervalos em a relação à tónica:
T; 2ª maior; 3ª maior; 4ª justa; 5ª justa; 6ª maior; 7ª maior; e 8ª justa
2. Escala Menor Natural
A escala menor tem a seguinte fórmula:
T >Tom< 2ª >S.T< 3ª >tom< 4ª >tom< 5ª >S.T< 6ª >Tom< 7ª >Tom< 8vª
Os semitons encontram-se do 2º para o 3º grau e do 5º para o 6º. ficamos com os intervalos de:
T; 2ª maior; 3ª menor; 4ª justa; 5ª justa; 6ª menor; 7ª menor; e 8vª justa
3. Escala Menor Harmónica
A escala menor harmónica é o resultado de uma alteração intervalar feita na escala menor natural, por isso podemos classifica-la como sendo diatónica, por que é uma variante da escala menor natural.
( Essa alteração do sétimo grau deu-se devido a necessidade da nota sensível que é a sétima maior, isso gera uma nota de tensão e resolução para a tónica. Essas alterações são atribuídas a J. S. Bach e a outros compositores do período barroco).
( Essa alteração do sétimo grau deu-se devido a necessidade da nota sensível que é a sétima maior, isso gera uma nota de tensão e resolução para a tónica. Essas alterações são atribuídas a J. S. Bach e a outros compositores do período barroco).
Se elevarmos um semitom o sétimo grau de uma escala menor natural, alterando o sétimo grau de menor para sétimo grau maior, ficamos com uma escala menor harmônica, que tem a seguinte fórmula:
T >Tom< 2ª >S.T< 3ª >tom< 4ª >tom< 5ª >S.T< 6ª >1Tom e 1/2< 7ª >S.T< 8vª
Que gera os seguintes intervalos:
T; 2ª maior; 3ª menor; 4ª justa; 5ª justa; 6ª menor; 7ª maior; e 8vª justa
Repare que temos na mesma um intervalo de S.T do 2º para o 3º e, do 5º para o 6º. Porém, temos um intervalo de um tom e meio do 6º para o 7º, que por consequência gera intervalo de semitom para o oitavo grau.
4. Escala Menor Melódica
Já a escala menor melódica é resultado de uma alteração no 6º da escala menor harmónica, passando de 6º menor para 6º maior. Isso por causa da dificuldade ao cantar o intervalo de um tom e meio da escala menor harmónica. Fórmula da menor melódica:
T >Tom< 2ª >S.T< 3ª >tom< 4ª >tom< 5ª >Tom< 6ª >Tom < 7ª >S.T< 8vª
Ficamos com os seguintes intervalos:
T; 2ª maior; 3ª menor; 4ª justa; 5ª justa; 6ª maior; 7ª maior; e 8vª justa
Vídeo complementar:
http://www.youtube.com/watch?v=QPQwBqWvAWo&feature=g-upl
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