Os dominantes secundários são os dominantes dos demais graus diatônicos. Exemplo em C:
Repare que os acordes B7, A7, D7, não são diatônicos de C, eles são os acordes dominantes. São acordes que resolvem nos demais graus diatônicos.
SubV7 secundário:
É o substituto do quinto grau dos graus diatônicos. Resolve por movimento de meio tom para baixo.
Nesse exemplo os acordes Bb7, que resolve em Am e Eb7 que resolve em Dm, são acordes de Sub V7 (substitutos do V7)
Qualquer acorde dominante pode ser substituído pelo seu trítono. Assista o vídeo abaixo com o exemplo prático.
Re-harmonizei a musica Parabéns a você, usando o conceito de dominante secundário
e subV7 pra facilitar o entendimento. Espero ter conseguido.
Dê uma olhada e deixe a sua opinião, se gostar. Se não gostar deixe na mesma. :-)
Link abaixo:
Nesse exemplo os acordes Bb7, que resolve em Am e Eb7 que resolve em Dm, são acordes de Sub V7 (substitutos do V7)
Qualquer acorde dominante pode ser substituído pelo seu trítono. Assista o vídeo abaixo com o exemplo prático.
Re-harmonizei a musica Parabéns a você, usando o conceito de dominante secundário
e subV7 pra facilitar o entendimento. Espero ter conseguido.
Dê uma olhada e deixe a sua opinião, se gostar. Se não gostar deixe na mesma. :-)
Link abaixo:
Dominante Secundário
Um comentário:
Muito bom.. abrigado pelo conteúdo e a explicação simples e objetiva. Espero haver mais videos e matérias suas.....vlw mano..até +
Postar um comentário