domingo, 8 de julho de 2012

Campo Harmônico


A maioria dos estilos musicais tem suas progressões baseadas  na harmonia funcional, apesar de uns estilos serem mais sofisticados e complexos que outros. Harmonia funcional vem do fato de cada acorde ter uma função definida, e nos campos harmónicos maior e menor encontramos todos tipos de acordes e funções existentes para executarmos qualquer género de harmonia na prática. 
Podemos dizer que em música temos o campo harmónico maior e o menor, sendo que, é importante estuda-los separadamente e depois unir os dois.

1. Tríades

Para gerar o campo harmônico de uma escala podemos sobrepor as terças. Exemplo: Na escala de Dó maior temos as seguintes notas C D E F G A B. Sobrepor consiste em encontrar a terça de C que é E e sobrepor a C, a terça de E que é G e sobrepor a E, e assim por diante. 
Na verdade essa sobreposição acontece na pauta e vai gerando os acordes. Seria mais ou menos assim...

click na imagem


Vou dar um exemplo em cifras pra quem não lê pauta.

    G            A            B            C            D           E             F
    E             F            G           A             B           C            D
    C            D            E            F             G           A            B

    C           Dm         Em           F            G          Am          Bº


Para geramos uma tríade (acorde de três sons) de C (dó maior) é só seguir o procedimento de sobreposição de terça dentro da escala, idem para os demais acordes.

Passo 1. Tríade de Dó maior ( C ).
G    
E    
C              D           E               F              G            A            B
C

Passo 2. Tríade de Ré menor ( Dm ).

G               A
E               F
C               D           E             F              G            A              B
C               Dm

Passo 3. Tríade de mi menor ( Em ).


G               A           B
E                F          G
C               D           E             F              G            A              B
C               Dm       Em


No passo 2 geramos a tríade de Dm (ré menor), já que a terça de D é F e encontra-se a um tom e meio de distancia. Portanto, terça menor, e, se a terça é menor o acorde é menor. É só seguir o conceito para os demais acordes e o resultado final sera a escala harmonizada em tríades.


    G            A            B            C            D           E             F
    E             F            G           A             B           C            D
    C            D            E            F             G           A            B
  
    C           Dm         Em           F            G          Am          Bº


2. Tétrades

Para gerarmos as tétrades (acorde de quatro sons) basta seguir o conceito e acrescentar mais uma terça à nossa tríade.  Já temos C, E, G e a terça de G é B. Fica assim...


B
G             
E             
C             D             E            F             G               A              B
CM7

Geramos um CM7 (dó com sétima maior). Agora é só seguir a ideia para os demais acordes e acrescentar mais uma terça. 
Exemplo : Na tríade de Dm temos D, F, A, acrescentamos a terça de A, que é C, ficamos com D, F, A, C, que é igual a Dm7.


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