A maioria dos estilos musicais tem suas progressões baseadas na harmonia funcional, apesar de uns estilos serem mais sofisticados e complexos que outros. Harmonia funcional vem do fato de cada acorde ter uma função definida, e nos campos harmónicos maior e menor encontramos todos tipos de acordes e funções existentes para executarmos qualquer género de harmonia na prática.
Podemos dizer que em música temos o campo harmónico maior e o menor, sendo que, é importante estuda-los separadamente e depois unir os dois.
1. Tríades
Para gerar o campo harmônico de uma escala podemos sobrepor as terças. Exemplo: Na escala de Dó maior temos as seguintes notas C D E F G A B. Sobrepor consiste em encontrar a terça de C que é E e sobrepor a C, a terça de E que é G e sobrepor a E, e assim por diante.
Na verdade essa sobreposição acontece na pauta e vai gerando os acordes. Seria mais ou menos assim...
Na verdade essa sobreposição acontece na pauta e vai gerando os acordes. Seria mais ou menos assim...
Vou dar um exemplo em cifras pra quem não lê pauta.
G A B C D E F
E F G A B C D
C D E F G A B
C Dm Em F G Am Bº
Para geramos uma tríade (acorde de três sons) de C (dó maior) é só seguir o procedimento de sobreposição de terça dentro da escala, idem para os demais acordes.
Passo 1. Tríade de Dó maior ( C ).
G
G
E
C D E F G A B
C
Passo 2. Tríade de Ré menor ( Dm ).
Passo 2. Tríade de Ré menor ( Dm ).
G A
E F
C D E F G A B
C Dm
Passo 3. Tríade de mi menor ( Em ).
G A B
E F G
C D E F G A B
C Dm Em
No passo 2 geramos a tríade de Dm (ré menor), já que a terça de D é F e encontra-se a um tom e meio de distancia. Portanto, terça menor, e, se a terça é menor o acorde é menor. É só seguir o conceito para os demais acordes e o resultado final sera a escala harmonizada em tríades.
G A B C D E F
E F G A B C D
C D E F G A B
C Dm Em F G Am Bº
2. Tétrades
Para gerarmos as tétrades (acorde de quatro sons) basta seguir o conceito e acrescentar mais uma terça à nossa tríade. Já temos C, E, G e a terça de G é B. Fica assim...
B
G
E
C D E F G A B
CM7
Geramos um CM7 (dó com sétima maior). Agora é só seguir a ideia para os demais acordes e acrescentar mais uma terça.
Exemplo : Na tríade de Dm temos D, F, A, acrescentamos a terça de A, que é C, ficamos com D, F, A, C, que é igual a Dm7.
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