domingo, 8 de julho de 2012

Ciclo das Quartas


Pessoal pra quem já viu o ciclo das Quintas o conceito é o mesmo, na verdade voltamos a pensar em intervalos, pra isso você tem que conhecer e saber todos os intervalos. Se o clico for de quartas, é só
criar progressões ou estudos em ciclos. Exemplo: O intervalo de 4ª de C é F, a 4ª de F é Bb, e assim por diante um intervalo de 4ª justa compreende a distancia de 3 tons e meio, se você olhar com atenção para a figura abaixo vera que no sentido horário encontramos os ciclos das quintas, e no sentido anti horário encontramos os ciclos das quartas, e também encontras  as suas respectivas relativas menores, Exemplo: Am é relativo menor de C pois, contem as mesmas notas. Em menor é relativo de G e assim por diante.
No ciclo das 4ªs encontramos os bemóis ( b ) e no ciclo das 5ªs os sustenidos ( # ), isso porque a formula da escala determina as distancias intervalares que eu preciso.

Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom.

A escala maior obedece sempre a essa fórmula. Agora repare que em F maior vamos encontrar o primeiro acidente ou primeiro bemol no ciclo das quartas. Isso porque a fórmula pede intervalo de 4ª justa, e para obter esse intervalo tivemos que diminuir um semitom a nota B, que é a 4ª aumentada de F. Por isso, a alteração foi descendente. E daí o bemol. Se tivéssemos que aumentar um semitom (alterar de forma ascendente usaríamos o sustenido, que é o que acontece no ciclo das quintas).

Click na imagem 


Se você reparar a medida que vamos avançando no ciclo vai surgindo um acidente. 


Pra quem ainda ficou com duvidas fica aqui o vídeo com mais algumas explicações. :)

Ciclo das Quartas


Nenhum comentário: