terça-feira, 17 de julho de 2012

Cadências Harmônicas


Cadencias Harmônicas 


Cadência Harmônica
A cadência harmônica é caracterizada pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou suspensivo. Para se caracterizar uma cadência, necessita-se de pelo menos dois acordes de funções diferentes. É através da cadência que se define uma tonalidade, já que os dois acordes de diferentes funções encerram quase todas as notas de uma tonalidade.
São 05 as cadências: Perfeita, Imperfeita, Plagal, Meia cadência e Deceptiva.

A- Cadência Perfeita
É a mais forte. Resulta da combinação das funções dominante “D” (V grau) e Tônica “T” (I grau). Pode vir precedida do IV ou II garus ( função subdominante). Neste caso recebe a denominação de Cadência Autêntica.
A cadência perfeita é essencialmente final.

Cadência perfeita
Ex:
       V     I
1.                                  2.                           3.                            4.
   V     I                             V       I                     IV  V     I                  II     V      I
|  G  |  C  |                      |  G7  |  C  |              |  F   G  |  C  |          |  Dm7  G  |  C  |


B- Cadência Imperfeita

É o resultado da combinação “D” e “T” ( V I ) onde um ou ambos os acordes estão invertidos ou ainda no caso VII I. Nesses casos a cadência enfraquece acentuadamente.

Ex:

1.                               2.                                3.                           4.
 1ª inv.    1ª inv.                        1ª inv.                 1ª inv.
    V/3ª    I/3ª                    V      I/3ª                       V/3ª     I                 VIIm7(b5)     I
|  G/B  |  C/E  |             |  G7  |  C/E  |                 |  G/B  |  C  |           |  Bm7(b5)  |   C  |



C- Cadência Plagal

É o resultado da combinação das funções “S” e “T”. Trata-se, também, de uma cadência conclusiva.

Ex:

1.                        2.                           3.                            4.

   IV    I                   II        I                   IV/3ª    I                IV     I/3ª
|  F  |  C  |            |  Dm  |  C  |            |  F/A  |  C  |           |  F  |  C/E  |



D – Meia Cadência

É quando o descanso é feito no V grau (Dominante), sendo o Dominante precedido por graus de diferentes funções.

Ex:

1.                                   2.                                   3.

     II        V                        VI        V                          I      V
|  Dm7  |  G  |                 |  Am7  |  G7  |                   |  C  |  G  |



E – Cadência Deceptiva ou Interrompida

É quando o Dominante vem seguido por qualquer grau que não seja a Tônica. Esta cadência não é conclusiva, podendo ser diatônica ou modulante.
1- Diatônica
É quando o Dominante (V grau) vem seguido por qualquer grau diatônico.

Ex:
1.       V- I de uma nova tonalidade.

2.        V- V7 de uma nova tonalidade.



F- Modulante 

É quando o Dominante (V grau) vem seguido por acorde que leva a uma nova tonalidade, passageira ou não.

Ex: V  I de uma nova tonalidade ou V do V7 de uma nova tonalidade




 Não esqueça de ver o vídeo, pode ajudar bastante.

Cadências Harmônicas




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