MANUAL BÁSICO PARA GUITARRA ELÉTRICA E ACÚSTICA
Aprenda a tocar guitarra como um profissional e surpreenda todos os seus amigos.
Saudações amigos!
Essa é uma pequena apostila de guitarra, para iniciantes, que complementa os vídeos do meu canal no YouTube. Nesse momento, ainda não gravei os vídeos, disponibilizarei assim que estiverem prontos.
É um curso para iniciantes bastante prático e fácil.
Espero com isso incentivar você, que sempre teve vontade de aprender
mas nunca teve disponibilidade.
A primeira coisa a fazer é comprar uma guitarra ou violão se não possuir uma,
depois com um pouco de paciência e força de vontade você chega lá.
Primeiro passo é conhecer o instrumento.
Violão ou Guitarra acústica
P = Polegar 1 = Indicador 2 = Médio 3 = Anelar 4 = Mínimo
É importante que você relaxe seu pulso e a mão. Esticá-los pode causar ferimentos.
A escolha entre o polegar e o indicador é uma boa forma.É importante que você relaxe seu pulso e a mão. Esticá-los pode causar ferimentos.
Vista de frente
1. A mão esquerda deve ter as unhas curtas (caso você use as as unhas para tocar com a mão direita).
2. Use apenas as pontas dos dedos para pressionar as cordas.
3. Ao fazer um acorde, certifique-se de que cada dedo é colocado diretamente atrás do traste. Para que soe melhor.
4. Verifique se cada seqüência de acorde que você toca soa de forma clara e sem trastejar.
Como guitarrista iniciante, pode ferir os dedos nos primeiros dias. Isso é normal. Cada guitarrista começa desta forma. Com prática, você irá desenvolver dedos de guitarrista (pele dura na ponta dos seus dedos).
Podemos tocar com a mão direita de duas formas, com os dedos ou com a palheta.
Como segurar a palheta:
Indicação dos dedos da mão direita:
P = polegar I = Indicador M = Médio A = Anelar
Lembre-se! É mais benéfico para você praticar várias vezes durante uma semana do que práticar muito num unico dia. Isto é porque o seu cérebro processa informações em partes, por vez e ele só pode conter uma certa quantidade para armazenamento de curto prazo.
Por exemplo, com números de telefone, é muito difícil de lembrar mais de 7 dígitos por vez. O ideal é você dar umas pequenas pausas tambem durante o seu estudo, caso ele seja prolongado.
Deixando isso de lado, vamos começar a lição. Para começar vamos dar uma olhada para o diagrama do braço da guitarra abaixo e tome nota de todas as partes relevantes da informação.
Trastes
O braço da guitarra é dividido no que chamamos de casas e trastes, fazendo uma placa da fricção. A maioria das guitarras têm cerca de 20 trastes. Por enquanto, vamos focar os quatro primeiros, também conhecido como a primeira posição. Observe os números que indicam os quatro primeiros trastes que começam em 1 na mão da guitarra.
Os números indicam a ordem das cordas, que são contadas da 1ª para a sexta, debaixo para cima, da mais aguda para a mais grave.
Nota: É importante memorizar as cordas soltas, a partir delas é mais fácil encontrar outras na escala.
Outras coisa que você deve memorizar são as cifras. As cifras são as notas musicais na forma americanizada de se escrever. Em português temos as seguintes notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Os americanos usam as primeiras letras (Maiúsculas) do alfabeto para representa-las. A, B, C, D, E, F, G, fica assim:
- NOTAS CIFRAS
- DÓ = C
- RÉ = D
- MI = E
- FÁ = F
- SOL = G
- LÁ = A
- SI = B
As cifras na forma americana, já foram adoptadas e padronizadas em todo o mundo por ser uma forma prática de representar as notas e acordes. Quando uma cifra representa um acorde maior ela pode aparecer assim: C
Se o acorde for menor fica assim: Cm
Também indicam outras extensões ou tenções dos acordes tipo este acorde maior com decimaterceira e nona: C13(9) mas isso vamos ver mais a frente.
A escala de Dó que vimos acima caracteriza a fórmula da escala maior, ou seja, a forma intervalar da escala, as distâncias de uma nota a outra, é que define o tipo de escala vejamos:
Memorize essa fórmula, e os graus. C (DÓ) é o primeiro grau, D (RÉ) é o segundo, e assim por diante.
O semitom é a menor medida usada em música, um tom é formado por dois semitons.
Andamento
Chama-se andamento o grau de velocidade do compasso. No italiano, língua utilizada tradicionalmente na Música, andamento se traduz como Tempo, freqüentemente usado como marca em partituras.
Ele é determinado no princípio da peça e algumas vezes no decurso da mesma.
Os termos são, geralmente, em italiano, mas muitos compositores os escrevem na sua língua materna.
Podemos afirmar que o tempo ou andamento da música pode ser LENTO OU RAPIDO.
O que e o metronomo?
O metronomo e um aparelho que permite ouvir o andamento ou pulsação constante mais lento ou mais rapido. A sua utilização e muito importante para o músico desenvolver uma boa noção de tempo ou andamento.
Num grupo musical a bateria é o instrumento que mantem o andamento da música para que os outros músicos consigam tocar ao mesmo tempo.
Qual a Unidade de medida do tempo?
A Unidade de medida utilizada é a (BPM) que significa Pulsações Por Minutos. Por exemplo, 60bmp sao 60 pulsações por minuto o que na prática é um segundo.
Compasso
Quando ouvimos uma música podemos sentir se ela é rápida ou lenta e com um pouco de treino podemos definir qual o tipo de compasso, o mais comum é 4/4 quaternário (4 tempos )
a contagem fica assim 1,2,3,4 1,2,3,4 1,2,3,4 etc.
a contagem fica assim 1,2,3,4 1,2,3,4 1,2,3,4 etc.
Porém, podemos ter vários outros tipos de divisões, uma valsa por Ex: 1,2,3 1,2,3 1,2,3 ... Compasso ternário ( 3 tempos )
O contra tempo marcam-se na parte fraca de cada tempo, no compasso quaternário ficaria assim: 1e2e3e4 1e2e3e4 1e2e3e4 1e2e3e4
Acidentes
Chamamos acidentes aos seguintes sinais # (suntenido) b (bemol)
O sustenido (#): Eleva a altura da nota em meio tom.
Bemol (b): Abaixa a altura da nota em meio tom.
Exemplo veja a regra:
Subindo um “S“ (Semitom) Sustenidos (#).
Baixando um “S“ (Semitom) Bemol (b).
Sol - subindo um “S” = Sol #.
Sol - baixando um “S“ = Sol b, e assim por diante.
Atenção que na prática não existe o Mi sustenido, nem Si sustenido, mas na escala, na teoria, podem aparecer. Simplesmente, E# é igual F e B# igual a C.
Enarmonia
É quando temos dois nomes diferentes para o mesmo som. Ex: Gb e F# são a mesma nota.
Isso acontece por que numa escala evitamos repetir os nomes das notas, se já aparece a nota F, é errado repetir a nota, mesmo sendo sustenizada ainda é um Fá. A próxima nota da escala é sol independente se é bemol ou não.
Forma correcta || F | Gb ||
Forma errada || F | F# ||
Salvo escalas que contenham algum cromatismo.
Figuras musicais:
Partitura:
Uma partitura não exprime apenas um instrumento. Pode incluir vários, cada um designado por voz e mesmo a letra da música.
As partituras necessariamente incluem um ou mais pentagramas, que como o nome diz, possuem 5 linhas. Cada linha pode representar diferentes notas musicais, dependendo da clave. As claves mais usuais são:
Clave de Sol - a 2ª linha (contada de baixo para cima - consultar Pauta (música) recebe a nota sol.
Clave de Fá - a 4ª linha recebe a nota fá.
Clave de Dó - a 3ª linha (central) recebe a nota dó. Também pode ser encontrada na 2ª ou 4ª linha.
Na partitura encontramos símbolos como:
Breve, Semibreve, mínima, seminima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa.
Tablatura:
Neste esquema, as linhas representam as cordas (da mais aguda para a mais grave) e os números representam a casa em que a corda deve ser pressionada.
Exemplo: (introdução de "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin).
e|-------5-7-----7-8-----8-2-----2-0---------0--------------|
B|-----5-----5-------5-------3-------1---1-----1-----0-1-1--|
G|---5---------5-------5-------2-------2---------2---0-2-2--|
D|-7-------6-------5-------4-------3-----------------2-2-2--|
A|---------------------------------------------------2-0-0--|
E|----------------------------------------------------------|
Com alguns sinais mais sofisticados, a tablatura pode ainda denotar o tempo das notas e as articulações.
Tablatura (tabulatura ou tab) é uma forma de notação musical, que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento em vez de informar quais notas tocar.
Tablatura não substitui partitura.
Ritmo
O ritmo é feito de sons e silêncios. Estes sons e silêncios são colocados juntos para formar um padrão que ao serem repetido podem criar um ritmo. Um ritmo pode também ter diferentes tipos de batidas. Alguns batimentos podem ser mais fortes, mais longos, mais curtos ou mais suaves do que outros. Em uma única peça de música, um compositor pode usar muitos ritmos diferentes.
Ritmo não tem a ver com o tempo e sim com o estilo tipo: pop, rock, jazz etc.
No princípio o ritmo é executado com a mão direita para os destros e esquerda para os canhotos, (Mas isso não é uma regra pois muito músicos fazem da gitarra quase um instrumento de percussão. Porém, depois de muitos anos de treino. :)
Primeiros ritmos
As setas pretas indicam batidas para baixo ( da corda mais grossa para a mais fina) e as azuis batidas para cima ( da corda mais fina para a mais grossa).
Pratique as batidas respeitando a contagem.
Repita o exercício até ficar fluente.
Ritmos POP
Diagrama dos acordes
Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. Neste caso, são similares às tablaturas e só se aplicam a instrumentos de cordas e às partituras de teclados.
É necessário desenhar parte do braço da guitarra para representar os acordes.
Antes de mais, vamos aprender três acordes para podermos executar algumas músicas.
Obs: muitas vezes os diagramas aparecem em sentidos diferentes, fique atento a isso. No exemplo, a cima a cabeça do violão aparece para esquerda e abaixo aparecem na vertical, muitas vezes podem aparecer para a direita também, mas não é difícil de identificar.
Cifras
Continuando, a forma mais comum das cifras utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele é maior ou menor, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde. Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado.
Regra de formação
A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota músical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis quando necessário:
Nome da nota, Nome do acorde.
Além do nome do acorde, sempre grafado em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abaixo mostram as estruturas de cifras mais usuais:
Uma vez que a cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias. Por exemplo, a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava (Sol3, Si3, Ré4), ou em qualquer outra oitava, como Sol4, Si4, Ré5 ou Sol2, Si2, Ré3.
Não é necessário indicar a altura da fundamental na cifra. Em geral o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.
Divisão
Inversão do acorde
Além das formas indicadas nas tabelas acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas é invertida e uma das notas mais agudas é usada como baixo. Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra. A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo. A segunda inversão é realizada, movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.
Por exemplo, se o acorde de Sol maior - G (Sol, Si, Ré) for invertido uma vez, teremos G/B (Si, Ré, Sol oitava acima). Na segunda inversão o acorde é G/D (Ré, Sol oitava acima, Si oitava acima). A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima. A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão - por exemplo um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (Ré, Fá, Sol oitava acima, Si oitava acima).
Dica
Toque um acorde maior e repare que ele soa alegre e a seguir toque um acorde menor e note que ele soa mais triste. Essas características ajudam-nos a identificar o tipo de acorde ao ouvi-lo.
Exercícios
você deve estudar:
1. com o polegar
2. com o indicador
3. com o dedo médio
4. com o indicador e o médio (de forma altenada)
5. com a palheta (primeiro todas para baixo depois de forma alternada)
Estas regras valem para todos os exercícios abaixo.
Click nas imagens para visualizar melhor.
As partituras necessariamente incluem um ou mais pentagramas, que como o nome diz, possuem 5 linhas. Cada linha pode representar diferentes notas musicais, dependendo da clave. As claves mais usuais são:
Clave de Sol - a 2ª linha (contada de baixo para cima - consultar Pauta (música) recebe a nota sol.
Clave de Fá - a 4ª linha recebe a nota fá.
Clave de Dó - a 3ª linha (central) recebe a nota dó. Também pode ser encontrada na 2ª ou 4ª linha.
Na partitura encontramos símbolos como:
Breve, Semibreve, mínima, seminima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa.
Tablatura:
Neste esquema, as linhas representam as cordas (da mais aguda para a mais grave) e os números representam a casa em que a corda deve ser pressionada.
Exemplo: (introdução de "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin).
e|-------5-7-----7-8-----8-2-----2-0---------0--------------|
B|-----5-----5-------5-------3-------1---1-----1-----0-1-1--|
G|---5---------5-------5-------2-------2---------2---0-2-2--|
D|-7-------6-------5-------4-------3-----------------2-2-2--|
A|---------------------------------------------------2-0-0--|
E|----------------------------------------------------------|
Com alguns sinais mais sofisticados, a tablatura pode ainda denotar o tempo das notas e as articulações.
Tablatura (tabulatura ou tab) é uma forma de notação musical, que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento em vez de informar quais notas tocar.
Tablatura não substitui partitura.
Ritmo
O ritmo é feito de sons e silêncios. Estes sons e silêncios são colocados juntos para formar um padrão que ao serem repetido podem criar um ritmo. Um ritmo pode também ter diferentes tipos de batidas. Alguns batimentos podem ser mais fortes, mais longos, mais curtos ou mais suaves do que outros. Em uma única peça de música, um compositor pode usar muitos ritmos diferentes.
Ritmo não tem a ver com o tempo e sim com o estilo tipo: pop, rock, jazz etc.
No princípio o ritmo é executado com a mão direita para os destros e esquerda para os canhotos, (Mas isso não é uma regra pois muito músicos fazem da gitarra quase um instrumento de percussão. Porém, depois de muitos anos de treino. :)
Primeiros ritmos
As setas pretas indicam batidas para baixo ( da corda mais grossa para a mais fina) e as azuis batidas para cima ( da corda mais fina para a mais grossa).
Pratique as batidas respeitando a contagem.
Repita o exercício até ficar fluente.
Ritmos POP
Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. Neste caso, são similares às tablaturas e só se aplicam a instrumentos de cordas e às partituras de teclados.
É necessário desenhar parte do braço da guitarra para representar os acordes.
Antes de mais, vamos aprender três acordes para podermos executar algumas músicas.
Obs: muitas vezes os diagramas aparecem em sentidos diferentes, fique atento a isso. No exemplo, a cima a cabeça do violão aparece para esquerda e abaixo aparecem na vertical, muitas vezes podem aparecer para a direita também, mas não é difícil de identificar.
Parabéns a você
G D
Parabéns a você
G
Nesta daaata querida
C
Muitas felicidades
G D G
Muitos aaaanos de vida
G D
Parabéns a você
G
Nesta daaata querida
C
Muitas felicidades
G D G
Muitos aaaanos de vida
Atirei o pau ao gato
G
Atirei o pau ao gato to
C
Mas o gato to
G
Não morreu reu reu
C
Dona Chica ca
G
Admirou-se se
D G
Do berro, do berro que o gato deu. Miau!
La bamba
G C D
Para bailar la bamba,
G
Para bailar la bamba,
C D G C D
se necesita una poca de gracia,
G C D
una poca de gracia para mí e por ti
G C D
Ay arriba y arriba,
G C D
y arriba arriba por ti seré
G C D
por ti seré, por ti seré
G C D
bamba, bamba
G C D
bamba, bamba
G C D
bamba, bamba
G C D G
yo no soy marinero, yo no soy marinero
C D G C D
soy capitan, soy capitan, soy capitan
Cifras
Continuando, a forma mais comum das cifras utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele é maior ou menor, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde. Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado.
Regra de formação
A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota músical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis quando necessário:
Nome da nota, Nome do acorde.
Além do nome do acorde, sempre grafado em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abaixo mostram as estruturas de cifras mais usuais:
Uma vez que a cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias. Por exemplo, a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava (Sol3, Si3, Ré4), ou em qualquer outra oitava, como Sol4, Si4, Ré5 ou Sol2, Si2, Ré3.
Não é necessário indicar a altura da fundamental na cifra. Em geral o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.
Divisão
Inversão do acorde
Além das formas indicadas nas tabelas acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas é invertida e uma das notas mais agudas é usada como baixo. Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra. A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo. A segunda inversão é realizada, movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.
Por exemplo, se o acorde de Sol maior - G (Sol, Si, Ré) for invertido uma vez, teremos G/B (Si, Ré, Sol oitava acima). Na segunda inversão o acorde é G/D (Ré, Sol oitava acima, Si oitava acima). A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima. A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão - por exemplo um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (Ré, Fá, Sol oitava acima, Si oitava acima).
Dica
Toque um acorde maior e repare que ele soa alegre e a seguir toque um acorde menor e note que ele soa mais triste. Essas características ajudam-nos a identificar o tipo de acorde ao ouvi-lo.
Exercícios
você deve estudar:
1. com o polegar
2. com o indicador
3. com o dedo médio
4. com o indicador e o médio (de forma altenada)
5. com a palheta (primeiro todas para baixo depois de forma alternada)
Estas regras valem para todos os exercícios abaixo.
Click nas imagens para visualizar melhor.
1.
2. Exercícios cromáticos:
os números indicam as casas a serem tocadas e neste caso e no exercício 4 coincidem os dedos também.
3. Igual ao primeiro só que começando da corda mais aguda
4. Igual ao segundo só que começando da corda mais aguda
Os números indicam os dedos ( no inicio da apostila tem a representação da mão esquerda. Eu avisei pra decorar ). =)
Dica
Gostaria de indicar um software que ajuda bastante quem está iniciando,
o software chama-se Guitar and Bass, é gratuito e é um software especial para quem está a aprender a tocar algum instrumento de corda, mais especialmente guitarra, baixo ou violão. Isso porque ele já vem com vários presets que envolvem esses instrumentos, além de um banco de sons bastante extenso, que facilita o entendimento.
Nele você encontra todos os acordes e escalas recomendo, faça o download no link abaixo:
Por enquanto é só, espero que vocês tenham gostado e que tenha sido útil.
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Abraço!
Rodrigo Karvat ( Guitar Trainer )
4 comentários:
Caro Rodrigo!
Muitíssimo grato pela iniciativa e ajuda aos iniciantes, tua atitude foi excelente!
Abs
Ronaldo Martins Gomes
Obrigado, Ronaldo Martins. Espero que seja útil.
Abraço!
Muito útil sim, vou seguir passo a passo. Obrigado.
Muito obrigada pela informacao.
O blog ser-me-á bastante útil neste período inicial de aprendizagem.
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