Conhecer os intervalos é de extrema importância, uma vez que é uma das ferramentas com a qual podemos fazer uma análise e explicar quase todos tipos de eventos que possam ocorrer (harmônico ou melódico).
Quando queremos saber o tipo ou o caráter de um acorde, analisamos a relação que cada nota tem com a tônica, ou seja, que tipo de intervalo ela representa em relação a tónica.
Exemplo: se um acorde de Dó contém as seguintes notas ( C - E - G ) sabemos logo que é uma tríade de Dó maior, porque a terça do acorde é maior. Neste caso é a nota E . Mas se as notas forem ( C - Eb - G ) sabemos que é uma tríade de Dó menor, porque é a terça que define isso.
Se o intervalo de terça for maior, o acorde é maior, se a terça for menor, o acorde é menor.
Porém, intervalo é muito mais do que isso, praticamente tudo o que você tocar cantar ou pensar pode ser relacionado com os intervalos. Se você repetir a mesma nota, ainda sim podemos dizer que é intervalo uníssono.
O intervalo nada mais é do que a distancia entre duas notas, medida em tons ou semitons. Dependendo da distancia entre uma nota e outra, ou da quantidade de notas entre elas é que podemos classificar o tipo de intervalo. Por exemplo: na escala diatónica de Do, temos as seguintes notas ( C D E F G A B ) sendo que C é o 1º grau, D é o 2º grau, E é o 3º grau, F é o 4º grau, G é o 5º grau, A é o 6º grau e B é o 7º grau.
Sendo assim, entre C e A podemos dizer que é um intervalo de sexta. De C a B é um intervalo de sétima e assim por diante.
Porém, um intervalo pode ser maior, menor, aumentado, justo, diminuto, pode ser simples ou composto dependo da distancia que se encontra da tónica. Exemplo: De C a D, intervalo de segunda maior, de C a Db, intervalo de segunda menor.
QUADRO DE INTERVALOS
Tônica--------------------------C (T)
Segunda Menor---1/2 tom---Db (b2)
Segunda Maior---1 tom------D (2)
Terça Menor---1 ½ tons -----Eb( b3)
Terça Maior --- 2 tons--------E (3)
Quarta Justa ---2 ½ tons -----F (4)
Quinta Diminuta – 3 tons ---Gb (b5)
Quinta Justa ---3 ½ tons----- G (5)
Quinta Aumentada- 4 tons—G# (#5)
Sexta Menor---4 tons --------Ab (b6)
Sexta Maior---4 ½ tons-------A (6)
Sétima Menor---5 tons-------Bb (7)
Sétima Maior---5 ½ tons-----B (7M )
Nona Menor----6 ½ tons-----Db (b9)
Nona Maior----7 tons---------D (9)
Nona Aumentada---7 ½ tons-D# (#9)
Décima Primeira Justa- 8 ½ tons-F (11)
Décima Primeira Aumentada-9 tons-F# (#11)
Décima Terceira Menor-11 tons-Ab (b13)
Décima Terceira Maior- 11 ½ tons- A (13)
Sugiro que você pratique exercícios diatónicos no seu instrumento, ou seja toque a escala de C por exemplo usando todos os intervalos. Por Exemplo :
Intervalo de 3º ( C E G B D F A C ) e assim por diante. Intervalo de 4º ( C F B E A D G C ) e assim por diante, ascendente e descendentemente. Faça isso com todos os demais intervalos e em todos os tons.
Pra ajudar a sua compreensão segue o link com explicação em vídeo:
Intervalos