terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ouvido relativo



O termo ouvido relativo pode denotar:
  • a distância de uma nota musical a partir de um ponto fixo de referência, por exemplo, "três oitavas acima do  C central "
  • habilidade de um musico para identificar intervalos a partir de uma tônica
  • a habilidade usada por cantores para cantar uma melodia corretamente, seguindo a notação musical , lançando por cada nota da melodia de acordo com sua distância da nota anterior. Alternativamente, a mesma habilidade que permite que alguém que ouve uma melodia pela primeira vez nomear as notas relativas a alguns conhecidos tom de referência .
  • desenvolvido através de intenso treinamento, praticando as diferenças de audição entre os intervalos maiores, menores, diminuta, e aumentada
Esta última definição, que se aplica não apenas aos cantores, mas também para os instrumentistas que dependem de sua própria habilidade para determinar a altura exacta das notas tocadas (instrumentos de sopro, instrumentos de cordas fretless como violino ou viola, etc), é um elemento essencial para um profissional habilidade necessária para poder tocar com os outros. Como exemplo pensar nos diferentes campos de concertos utilizados por orquestras tocando música de estilos diferentes (uma orquestra barroca com instrumentos originais pode optar por usar um tom muito mais baixo).
Ao contrário de ouvido absoluto, o ouvido relativo é bastante comum entre os músicos, especialmente músicos que estão obituados a "tocar de ouvido",ouvido relativo desenvolvido é uma característica constante entre bons músicos. Também ao contrário de afinação perfeita, ouvido relativo é comum entre os não-músicos e pode ser desenvolvida através de treinamento do ouvido . software do tipo Eartrainer estão se tornando uma ferramenta popular para músicos e estudantes de música e outros diversos softwares estão disponíveis para melhorar a afinação relativa.
Alguns professores de música ensinam os seus alunos como reconhecer cada intervalo associando as duas primeiras notas de uma canção popular. Outro método de desenvolvimento de ouvido relativo é tocar melodias de ouvido em um instrumento musical, especialmente um que, ao contrário de um piano ou um instrumento dedos outro, requer um ajuste manual específico para cada tom particular. Músicos indianos desenvolvem o ouvido relativo cantando intervalos ao longo de um zumbido. Muitas aulas de treinamento ocidentais usam o solfejo para ensinar aos alunos a desenvolver essa habilidade, enquanto outros usam quadro numérico cantando intervalos compostos (intervalos maiores que uma oitava) podem ser mais difíceis de detectar do que intervalos simples (intervalos de menos de uma oitava).
Reconhecimento intervalar pode permitir ao musico identificar tipos de acorde complexos, ou com precisão afinar um instrumento, em relação a um sinal acústico de referência fornecido, mesmo se o tom não está na altura concerto.
O ouvido relativo não foi conhecido por desenvolver o absoluto ou afinação perfeita . A maioria das universidades norte-americanas desenvolvem o ouvido relativo em seus cursos de formação auditiva. Isso pode representar dificuldades para os alunos cuja musicalidade é mais dependente de afinação perfeita , embora habilidades absolutos e relativos, não são mutuamente exclusivas.

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