Modos Gregos
Os modos
Nada mais são que uma série de sons melódicos pré-definida. Ao todo são 7, mais 7 variações destes.
Compreendendo
Partimos da escala padrão diatônica (a que se forma pelas notas sem acidentes) dó - ré - mi - fá - sol - lá - si, e sobre cada uma destas notas criamos uma nova escala diatônica. Quando fazemos isto, a relação dos tons é alterada, consequentemente todo o campo harmônico também muda, visto que, ao estabelecer uma nota como a inicial, estabelece-se a tónica da nova escala.
Para ser mais claro, na escala musical temos funções que classificamos como graus para cada uma das notas, de acordo com sua posição acerca da primeira. Portanto, (nota por nota) sendo os graus: tónica, super-tónica, mediante, sub-dominante, dominante, super-dominante e sensível (para, por exemplo: dó - ré - mi - fá - sol - lá e si), o que mudamos no sistema modal é esta função de cada uma, criando uma nova relação entre os graus e notas. Tudo isso deve-se unicamente por estabelecermos uma nova tônica mantendo os intervalos.
Como são
Da escala diatônica: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, extraímos a relação intervalar de tons (T) e semitons (st) seguinte: T - T - st - T - T - T - st. Sempre que existir esta relação intervalar, teremos o modo jônio ou escala maior (no caso, de dó).
Se firmarmos como tónica o ré, usando a mesma escala diatónica, teremos: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó: T - st - T - T - T - st - T. Sempre que esta relação existir, teremos o modo dórico, e assim por diante:
Modos
Por tons e semitons:
- T - T - st - T - T - T - st: Jónio(Port. Europeu)
- T - st - T - T - T - st - T: Dórico
- st - T - T - T - st - T -T: Frígio
- T - T - T - st - T - T - st: Lídio
- T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio
- T - st - T - T - st - T - T: Eólio
- st - T - T - st - T - T - T: Lócrio
Por intervalos:
- 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M : Jônio
- 1J 2M 3m 4J 5J 6M 7m : Dórico
- 1J 2m 3m 4J 5J 6m 7m : Frígio
- 1J 2M 3M 4+ 5J 6M 7M : Lídio
- 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7m : Mixolídio
- 1J 2M 3m 4J 5J 6m 7m : Eólio
- 1J 2m 3m 4J 5° 6m 7m : Lócrio
Exemplos
- dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jónio
- ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
- mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
- fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
- sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
- lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
- si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio
Entendendo melhor
Para sabermos utilizar tais sistemas na prática, devemos ter em mente que a escala musical actual é cromática, portanto, podemos estabelecer uma tonalidade e sobre esta (sem mover a nota da tónica) estabelecer cada uma das funções de um modo.
Exemplo
Partindo sempre da nota dó:
- Jônio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si
- Dórico: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá - si♭
- Frígio: dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭
- Lídio: dó - ré - mi - fá♯ - sol - lá - si
- Mixolídio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si♭
- Eólio: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭
- Lócrio: dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol♭ - lá♭ - si♭
Isso cria, para cada modo, um novo campo harmônico, uma tônica em escalas diferentes.
Resumindo...
MODO | Terça | Intervalo Característico | Nota Diferencial | Referencial à Escala Diatônica Moderna |
---|---|---|---|---|
JÔNIO | maior | ----- | ----- | Idêntica à Dó Maior |
DÓRICO | menor | 6ª Maior | Si | Ré Menor |
FRÍGIO | menor | 2ª Menor | Fá | Mi Menor |
LÍDIO | maior | 4ª aumentada | Si | Fá Maior |
MIXOLÍDIO | maior | 7ª menor | Fá | Sol Maior |
EÓLIO | menor | ----- | ----- | Idêntica à Lá Menor |
LÓCRIO | menor | 2ª menor e 5ª diminuta | Dó e Fá | Si Bemol Menor |
Classificação atual
Atualmente, classificamos os modos como maiores e menores, de acordo com o primeiro acorde que formarão em seu campo harmônico.
Modos maiores
- Jônio
- Lídio
- Mixolídio
- Modos Menores
- Dórico
- Frígio
- Eólio
- Lócrio (este podendo ser também classificado como diminuto)
- Aplicabilidade
Para aplicarmos os modos praticamente, devemos ter conhecimento sobre harmonia para compreender os encadeamentos harmônicos que cada escala modal propõe. Na realidade, é muito simples: se, por exemplo, tocamos uma música na tonalidade de dó maior, cuja tônica (estabelecemos) é o sol, estamos trabalhando com o modo "sol mixolídio" (muito usado em músicas nordestinas). Se, harmonicamente, em uma música cujo tom está em dó maior, surge um acorde de ré maior, estamos no modo "dó lídio". Conhecer os modos facilita a interpretação ecomposição musical, desde que tenhamos bem óbvia a questão da harmonia.
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